Publicado por: malubr | 16 de janeiro de 2013

Arte urbana para dar vida aos rios Tietê e Pinheiros

Aguarela da série Species Anonymous

Aguarela da série Species Anonymous

O projeto “Teatro das Coisas Naturais e Fantasiosas do Brasil”, de autoria do artista Alexandre Casagrande, prevê instalações de arte urbana nas marginais doS RIOS Tietê e Pinheiros em São Paulo, com desenhos de espécies de peixes, aves e animais que habitavam a região.

A série de desenhos “Species Anonymous“ será a base da intervenção. Os desenhos foram inspirados nos documentos artísticos produzidos em grande parte pelo artista holandês Albert Eckhout, que integrou uma das principais expedições artísticas e científicas sobre o Brasil no século XVII. Financiada pelo príncipe Mauricio de Nassau, a missão tinha o dever de documentar as espécies animais e vegetais sob um olhar não-fantasioso.

No projeto de Casagrande os desenhos gerados pela expedição trazem, no sentido inverso, o retorno do fantasioso à paisagem urbana. Os desenhos da série “Species Anonymous” serão impressos a partir de fotos em alta definição, em dimensões  entre 4 e 10 metros, e colados em  pontos específicos das vias que circundam os rios Tietê e Pinheiros, na cidade de São Paulo.

O objetivo é atrair o olhar e a percepção das pessoas que trafegam diariamente pelas vias marginais e pelos trens (na marginal Pinheiros) para lembrá-los de que os rios Pinheiros e Tietê já foram vivos e exuberantes e atraíam uma fauna diversa que habitava as águas e as várzeas, como as espécies documentadas pelos naturalistas há cerca de trezentos anos, que inspiraram a série que sustenta a intervenção.

A iniciativa é apoiada pela Fundação SOS Mata Atlântica, através da Rede das Águas, e dá início aos apoios e ações da Fundação pelo Ano Internacional da Cooperação pela Água. A data foi instituída pela a Organização das Nações Unidas para chamar a atenção para a importância da preservação e do acesso à água potável e ao saneamento básico no planeta.

Saiba como contribuir para esse projeto se tornar realidade

A intervenção será custeada com recursos captados através do sistema de Crowdfunding, portanto, é uma intervenção é autoral independente.

Os interessados podem contribuir com cotas de doação, recebendo menções nos créditos do projeto, bem como imagens e produtos SOS Mata Atlântica, a depender da cota escolhida.

>>> Conheça aqui as formas de doação . >>> Faça sua doação/apoio em http://catarse.me/pt/teatrocoisasnaturais#backers . >>> Saiba mais: catarse.me/pt/teatrocoisasnaturais .

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: