Publicado por: malubr | 5 de novembro de 2013

Grupo REAJA monitora água do Piscinão do Pacaembu

Alunos do R.E.A.J.A passam a integrar a Rede das Águas para monitorar e acompanhar as ações de despoluição do Rio Tietê. A apresentação do programa Observando o Tietê, realizada por Gustavo Veronese, no dia 25/11,  despertou o interesse e a curiosidade dos alunos e educadores do R.E.A.J.A. que se mobilizaram para participar dessa ação.

A tarefa do grupo agora é coletar e analisar a qualidade da água do piscinão localizado na Praça Charles Miller, no bairro Pacaembu, em São Paulo. Além de coletar a água e analisar a sua condição ambiental , mensalmente, o grupo irá  investigar a quantidade de lixo que é jogado no chão e no entorno do  rio branquina e divulgar informações para o público em geral.

 

 O piscinão do Pacaembu foi idealizado na década de 1990 pelo engenheiro civil Aluísio Canholi. Funcionando desde 1994, o reservatório foi escavado sob a Praça Charles Miller. Foram feitos estudos hidrológicos e hidráulicos para conhecer a capacidade de vazão das galerias existentes a jusante e determinar o volume do reservatório.

O volume de amortecimento necessário foi calculado em 74 mil m³. Definido isso, formou-se o reservatório com a escavação da área da praça de 15 mil m², com uma profundidade útil de 5,6 m e uma cobertura em laje de concreto armado. Os volumes previstos foram 6 mil m³ de concreto armado e 180 mil m³ de escavação em solo. A estrutura de suporte da laje de cobertura foi composta por vigas longitudinais e pilares pré-moldados, apoiados sobre fundação direta de sapatas.

Piscinão do Pacaembu (SP)

 

 Imagem

 

   

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: